Como tirar segunda via da certidão de óbito pela internet

A certidão de óbito é o documento que é extraído a partir do assento de óbito registrado em um Cartório de Registro Civil. Ela pode ser simples, também conhecida como “breve relato” onde constam apenas as informações mais básicas sobre o óbito. Ou então ela pode ser de “inteiro teor”, que reproduz exatamente o que está registrado no livro em posse do cartório. Nesta postagem mostraremos como tirar segunda via da certidão de óbito pela internet e facilitar sua vida.

Como tirar segunda via da certidão de óbito

Antes de mais nada vale lembrar que certidão de óbito é diferente de atestado de óbito. O segundo (que também pode ser chamado de declaração de óbito) é um documento que é emitido por um médico onde ele atesta quais foram as causas da morte. Já a certidão de óbito só pode ser emitida pelo cartório a partir da apresentação do atestado.

Como tirar segunda via da Certidão de Óbito
Como tirar segunda via da certidão de óbito

Tirar segunda via da certidão de óbito pessoalmente

Para tirar segunda via da certidão de óbito pessoalmente, o interessado deve comparecer ao cartório onde foi feito o registro e solicitar a segunda via do documento. Será necessário informar os dados do falecido para fazer a solicitação. É cobrada uma taxa para emissão da segunda via.



Tirar segunda via da certidão de óbito pela internet

Se você não tem como comparecer ao cartório onde o óbito foi registrado, pode utilizar os serviços do Cartório 24 Horas. Hoje, o cartório online já abrange uma vasta quantidade de cartórios do país, o que facilita muito a sua busca.

Para utilizar o serviço, acesse o Cartório 24 Horas e clique na opção “Para você” que fica na página inicial. Em seguida, o usuário pode escolher entre iniciar o pedido ou então conhecer preços e prazos.

Se você escolheu por iniciar o pedido, basta seguir as instruções do sistema. O usuário deverá informar os dados do solicitante, informar o tipo de certidão que deseja, os dados para a busca e por fim realizar o pagamento do pedido. As certidões são entregues através dos Correios via Sedex ou Carta Registrada. O pagamento do seu pedido é feito através de boleto bancário, que é compensado dentro de 48 horas.

O usuário deve ter atenção quanto ao vencimento do boleto. Após a data de vencimento ele não terá mais validade. Se não realizou o pagamento dentro do prazo, você deverá realizar outro pedido e aí sim realizar o pagamento.

3 Comentários



  1. Como faço pra tira a certidão de óbito da minha vo o meu tio perdeu

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.