Como mudar nome na conta de água

Como mudar nome na conta de água? Quando compramos ou alugamos um imóvel, temos que transferir as contas para nosso nome. Trocando a titularidade do antigo dono do imóvel para os novos débitos serem registrados no nome correto. Para a conta de água é a mesma coisa, precisamos passar para nosso nome para que os valores sejam computados corretamente a partir do momento que você comprou ou alugou. Veja abaixo o que se deve fazer para trocar titularidade da conta de água.

Como mudar nome na conta de água

Atualmente é possível trocar o nome da conta de água pela internet, por telefone ou presencial em uma agência de atendimento da empresa fornecedora de água da sua cidade. Não são todas que possuem a opção para troca de nome pela internet ou telefone, verifique com a fornecedora de onde você mora.

Os documentos necessários para a mudança são:

  • RG ou documento equivalente com foto e CPF;
  • Contrato de locação (se for locatário);
  • Autorização do proprietário com firma reconhecida (se for locatário);
  • Registro do Imóvel de até 30 dias (se for proprietário);
  • IPTU (se for proprietário).
Como mudar nome na conta de água
Como mudar nome na conta de água

A mudança de nome na conta de água normalmente é gratuita, não importa a fornecedora. Mas se você já tiver débitos com a empresa em seu CPF, provavelmente eles não permitirão a troca. Somente depois de quitar o que está devendo.

Está alugando e quando foi trocar o nome descobriu débitos em aberto?

Se você está modificando nome porque alugou um apartamento ou casa e descobriu que o locatário anterior não pagou a conta, informe ao locador. Ele precisará abrir processo judicial para obrigar a pessoa a pagar.

De acordo com a Lei, a fornecedora de luz ou água não pode cortar o fornecimento por falta de pagamento do antigo morador, eles são obrigados a restabelecer o serviço no momento que você for trocar o nome. Mas esta lei só vale se a conta estava no nome do locatário anterior, senão não adianta.

2 comentários em “Como mudar nome na conta de água”

Os comentários estão encerrado.