Como tirar segunda via do Cartão do Cidadão

O cartão do cidadão é um documento criado pela Caixa Econômica Federal para facilitar a vida do trabalhador. Com ele é possível sacar ou obter extratos do FGTS, sacar abonos do PIS tanto nas agências e caixas eletrônicos da CEF como também em casas lotéricas. Se você perdeu seu documento, neste post mostramos como tirar segunda via do Cartão do Cidadão. Não é muito complicado, você só precisa ter tempo para comparecer a agência da Caixa.

Como proceder para tirar segunda via do Cartão do Cidadão

O interessado em tirar segunda via do Cartão do Cidadão deve comparecer com um documento de identidade original a qualquer agência da Caixa Econômica Federal. O documento de identidade pode ser o RG ou Carteira de Trabalho. É necessário ter em mãos também o NIS (Número de Inscrição do Trabalhador).

Como tirar segunda via do Cartão do Cidadão
Como proceder para tirar segunda via do Cartão do Cidadão

O documento será enviado para a residência do solicitante. Assim que receber o cartão, deve-se comparecer novamente a agência da Caixa para fazer o cadastro da senha.



Para o cadastro da senha é necessário também apresentar o documento de identidade (RG, carteira de motorista ou CTPS), número do PIS (ou NIS) e também o Termo de Responsabilidade. O termo está disponível nas agências da Caixa ou então o usuário também pode fazer o download, imprimir, assinar e já levar o documento para cadastro da senha.

É possível cadastrar a senha na Casa Lotérica?

Sim, mas para isto o trabalhador deve entrar em contato com o Canal Caixa Cidadão no telefone 0800 7216 0207. É preciso ligar antes de ir até uma casa lotérica. Também deverá ser apresentado o documento de identidade e o número do PIS.

Em quanto tempo receberei o novo cartão?

Geralmente ele chega em no máximo 30 dias após a solicitação. Se não chegar dentro deste prazo, você deve ir até a agência onde fez a solicitação para fazer um novo pedido ou obter informações.

Não deixe de fazer o seu Cartão do Cidadão! Ele é realmente muito útil para realizar operações como as que citamos no início do post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.