Segunda via IPTU RJ e Dívida Ativa

É morador do Rio de Janeiro e deixou de pagar alguma cota do IPTU? Ou não recebeu o carnê do IPTU e não tem idéia de como vai pagar? Veja agora como tira segunda via IPTU RJ pela internet ou telefone. Explicaremos também como pode emitir 2ª via das cotas em atraso do IPTU, da Dívida Ativa, Certidão Enfiteutica, ISS e ITBI.

Segunda via IPTU RJ

Para tirar a 2ª via do IPTU no Rio de Janeiro acesse o site oficial para os moradores da cidade https://carioca.rio/. Nesta página você pode visualizar todos seus dados de IPTU. Também terá acesso a boletim escolar, agenda cultural, nota carioca, consulta de multas e muito mais. Quem ainda não tiver cadastro é só clicar em “Quero me cadastrar” no canto superior direito.

Segunda via IPTU RJ
Segunda via IPTU RJ

Vai abrir uma nova janela pop-up. Preencha com seu CPF, email, nome completo, nome da mãe completo, data de nascimento, sexo e crie uma senha, você terá que digitá-la duas vezes.



Depois que criar o cadastro você poderá acessar sua página de usuário no site. Tem um campo exclusivo do IPTU onde você pode imprimir os boletos do carnê para pagamento e cotas em atraso.

Para o caso de dívidas IPTU, ISS, ITBI e débitos inscritos em Dívida Ativa, você pode clicar no símbolo do sol “Fique em dia com a prefeitura”. Na outra janela que abrir aparecem opções para emitir guia de pagamento de Dívida Ativa, emitir 2ª via de guias, emitir guia de liquidação de Dívida Ativa. No caso de certidões é possível fazer requerimento, consultar, imprimir ou ainda confirmar autenticidade.

Quem não quiser criar cadastro no site acima pode imprimir a segunda via do IPTU rapidamente pelo site http://www2.rio.rj.gov.br/smf/iptu2v/default_00.asp.

Emitir 2ª via por telefone ou presencial

Se você não tiver como emitir a segunda via pela internet pode tentar ligar para o telefone 1746. É a Central de Atendimento da Prefeitura. Eles poderão explicar o que você deve fazer, em alguns casos é possível informarem os dados do código do carnê para pagamento.

Se for dívida muito grande pode ser possível parcelar em até 84 vezes.

Oura possibilidade é comparecer em um dos postos de atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda para regularizar suas dívidas. Verifique os endereços neste site http://www.rio.rj.gov.br/web/smf/postos-de-atendimento-iptu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.