Como tirar segunda via da Certidão de Nascimento

Por diversos motivos, um dia você pode precisar tirar segunda via da Certidão de Nascimento. Seja pra processos de naturalizações, partilhas ou aquisições de bens e imóveis, o documento deve ser apresentado atualizado, ou seja, emitido há menos de seis meses. Se você perdeu o documento e necessita para tirar a primeira ou segunda via da Carteira de Identidade, também pode emitir o documento de maneira fácil.

Como tirar segunda via da Certidão de Nascimento pessoalmente ou pela internet

Hoje em dia é possível tirar a segunda via da Certidão de Nascimento online e também pessoalmente. Se você está próximo ao cartório responsável pelo Registro Civil, basta comparecer ao local e solicitar emissão da Certidão de Nascimento. Será preciso informar os dados, realizar o pagamento da taxa, que varia de cartório para cartório e aguardar o prazo estipulado para receber o documento.

Como tirar segunda via da Certidão de Nascimento
Como tirar segunda via da Certidão de Nascimento pessoalmente ou pela internet

Para saber o endereço de vários cartórios brasileiros, acesse este link, selecione a opção “Extrajudicial” > Serventias Extrajudiciais e depois escolha o estado e município de onde deseja verificar o endereço do cartório.



Veja como descobrir onde foi registrado

Agora, quem está longe da cidade onde foi feito pode entrar em contato pelo telefone com o cartório responsável pela sua Certidão. Normalmente eles permitem o envio da Certidão pelos Correios, basta pagar a taxa e enviar o comprovante para eles.

Quem preferir pode utilizar sites como Cartório 24 Horas, no qual pode solicitar a Certidão de Nascimento pela internet. É um site muito simples de usar, basta se cadastrar e escolher seu Cartório na lista. Depois que eles confirmarem pagamento enviarão a Certidão pelos Correios.

Quais os documentos necessários para tirar segunda via da Certidão de Nascimento?

Não é necessário apresentar documentos para tirar a segunda via da certidão. O interessado deve apenas informar alguns dados como:

  • Cartório onde foi feito o registro de nascimento (caso vá solicitar a certidão online)
  • Data do nascimento
  • Data do registro
  • Nome do pai e da mãe
  • Se tiver, número do livro, registro e folha do livro

É possível tirar segunda via da certidão de nascimento sem pagar taxa?

Pessoas que comprovarem que não tem condições de pagar a taxa solicitada pelos cartórios, podem solicitar uma segunda via gratuita. Mas, neste caso, só solicitando a mesma pessoalmente no cartório onde foi realizado o registro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.