Como tirar segunda via do DUT? O DUT é o documento único de transferência. Ele é sempre utilizado quando é feita a transferência do veículo para um novo proprietário, seja em caso de venda ou apenas transferência de propriedade. Este documento tem o objetivo de realizar a comprovação de todas as características físicas e também dos dados cadastrais do veículo. Nele, estão identificadas cor, modelo, número do Renavam, dentre outros detalhes. Um novo DUT precisa ser emitido sempre que houver alterações nas características de fábrica.
Como fazer para tirar segunda via do DUT
É bom sempre deixar claro que DUT e CRV são a mesma coisa! Não confundir com CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo)! O CRLV deve sempre estar em posse do condutor e inclusive já existe uma versão digital do documento para facilitar a vida do motorista na hora de portar o documento.
Já o DUT só é necessário durante a transferência de propriedade ou em caso de alterações nas características originais.
Como proceder para tirar segunda via do documento:
Perdeu o DUT, veja como fazer para tirar segunda via:
- Faça um boletim de ocorrência. O B.O. é necessário para fazer o pedido para tirar segunda via do DUT;
- Pague a taxa através do Documento Único de Arrecadação. O valor é diferente para cada estado; (Como tirar segunda via do DUDA pago)
- Vá até o Detran da sua cidade com o boletim de ocorrência e também com original e cópia do RG ou CPF. Se o veículo estiver em propriedade de Pessoa Jurídica, será necessário apresentar o CNPJ;
- Preencha a requisição da segunda via do DUT. Este documento você também encontra no Detran;
- Um oficial do Detran fará uma vistoria no veículo e dará entrada na sua solicitação;
- O documento será enviado para o endereço do proprietário pelos Correios.
Em resumo, para solicitar a segunda via do documento único de transferência, o condutor precisa fazer um boletim de ocorrência e de posse do RG e CPF ir até o Detran da cidade fazer o pedido. Uma vistoria é feita no veículo e o documento, entregue no endereço indicado, via Correios. Em caso de dúvidas, sempre consulte o Detran da sua cidade.