Como tirar segunda via IPTU Santa Maria RS

Como tirar segunda via IPTU Santa Maria RS pela internet, telefone e presencial? Não recebeu o carnê ou a guia do IPTU estragou e não tem como ver o código de barras? Neste post explicamos as maneiras para você emitir 2ª via do imposto IPTU se você mora no município de Santa Maria no Rio Grande do Sul.

Pode tirar segunda via IPTU Santa Maria pela internet?

Para tirar seu carnê online acesse esta página oficial da prefeitura de Santa Maria. Se a página não abrir, é só entrar na página principal www.santamaria.rs.gov.br e cliccar em IPTU no menu da direita.

Preencha com número de cadastro do imóvel, vem escrito nos carnês antigos do IPTU. Selecione “Não sou um robô” e clique em “IPTU EM COTA ÚNICA” ou “IPTU PARCELADO”, de acordo com o que quiser pagar.

Na página que abrir aparecerá a cota única ou as parcelas conforme escolhido. Você pode clicar para imprimir ou apenas salvar o código de barras para pagar no internet banking.

Como tirar segunda via IPTU Santa Maria RS
Pode tirar segunda via IPTU Santa Maria pela internet?

Também é possível solicitar a segunda via por email enviando email para iptu@santamaria.rs.gov.br. No email coloque nome completo, CPF e número de cadastro do imóvel. E explique que está precisando da guia para pagamento.

É possível pedir 2ª via por telefone ou presencial?

Eles não explicam se é possível solicitar por telefone, mas caso queira ligar tente no número da Prefeitura abaixo. Tenha em mãos documento pessoal, pois o atendente irá confirmar sua identidade.

PMSM (55) 3921-7078

Para solicitação presencial você deve comparecer na sede da prefeitura no endereço especificado abaixo:

  • Centro Administrativo
  • Rua Venâncio Aires, 2277 –  CEP: 97010-005
  • Telefone: (55) 3921.7000
    • atendimento de 7h30 às 13

Não esqueça de levar documento pessoal para provar que é o titular do IPTU que vai solicitar.