Como tirar segunda via do CRP (Conselho Regional de Psicologia)

Como tirar a segunda via do CRP, a identidade funcional do profissional de Psicologia? Neste post, traremos as principais informações para aqueles que precisam emitir uma segunda via do documento possam conseguir com tranquilidade. Vale lembrar que a carteira de identidade funcional é um documento obrigatório para todos os profissionais da área e todos devem portá-lo.

Os Conselhos Regionais de Psicologia foram criados com o intuito de fiscalizar, orientar e disciplinar a profissão de psicólogo. Também deve contribuir para o desenvolvimento da Psicologia como uma ciência e também uma profissão

Como fazer para tirar a segunda via do CRP

O primeiro passo para tirar a segunda via da carteira funcional do Conselho Regional de Psicologia é descobrir em qual região do Brasil o seu documento foi registrado. Para cada região, o procedimento para tirar segunda via do CRP é diferente. Para algumas regiões, o processo pode ser feito de forma online. Já em outras praças será necessário ir pessoalmente até ao Conselho para solicitar a sua segunda via.

Como tirar segunda via do CRP

Saiba os endereços do CRPs Brasileiros

Uma vez que você localizou qual a região responsável pelo seu documento, basta seguir as instruções. Neste exemplo, trazemos as informações para um profissional que foi registrado no CRP do Rio de Janeiro:

O profissional registrado no Rio de Janeiro pode reservar um horário para tirar segunda via do CRP através do site ou então enviar um e-mail para o endereço atendimento@crprj.org.br. Neste e-mail deverá anexar RG, CPF, certidão de casamento ou averbação no caso de alteração de nome. Depois é só aguardar os próximos passos para obter sua segunda via.

Já para quem tem o registro feito no estado de São Paulo, precisa apresentar RG, CPF e pagamento de uma taxa atualmente no valor de R$67,16. De posse dos documentos, é preciso agendar o atendimento para prosseguir.

Caso fique com alguma dúvida sobre como tirar segunda via do documento de identidade profissional, basta entrar em contato com o Conselho da sua Região.