Como tirar segunda via IPTU Belo Horizonte

Como tirar segunda via IPTU Belo Horizonte pela internet, telefone, WhatsApp e presencial? Não recebeu seu carnê do imposto ou uma das guias estragou e não tem como realizar o pagamento? Neste post explicamos as maneiras para emitir 2ª via do imposto IPTU se você mora no município de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais.

Pode tirar segunda via IPTU Belo Horizonte pela internet?

Para tirar sua segunda via do IPTU online acesse esta página de serviços da prefeitura de Belo Horizonte (se a pagina der problema, acesse aqui e clique em “Guias IPTU”). Preencha com índice cadastral (vem escrito noas carnês antigos) ou escreva o CPF do titular, depois preencha o CEP do imóvel. Selecione “Não sou um robô” e clique em “Executar pesquisa”.

Na página que abrir vão aparecer a guia única (à vista), se ainda estiver disponível, e as guias mensais. Também é possível analisar o que já foi pago ou não. Selecione o que deseja pagar e imprima, ou salve o arquivo no computador para pagamento no internet banking.

Quem tiver celular pode emitir a guia também pelo app PBH APP para Android na Google Play e para iPhone na AppStore. O procedimento para emissão é o mesmo do site especificado acima. Preencha com o cadastro do imovel e CEP ou CPF e CEP e prossiga.

Pode tirar segunda via IPTU Belo Horizonte pela internet?
Pode tirar segunda via IPTU Belo Horizonte pela internet?

Posso solicitar 2ª via do IPTU por telefone ou WhatsApp?

A Prefeitura especifica que para tirar a segunda via é preciso acessar o site ou pelo aplicativo. Quem não conseguir, pode solicitar pessoalmente nas agências dos Correios. Eles não especificam sobre atendimento por telefone. Caso esteja com urgência e precise do código de barras da guia que está em atraso, tente falar com eles pelos telefones:

156
(31) 3429-8750
(se estiver fora de Belo Horizonte)

atendimento segunda a sexta-feira, das 7h às 21h. Finais de semana e feriados: 7h às 20h.

Tenha em mãos documento pesssoal, pois o atendente irá confirmar os dados para encontrar o cadastro.

Tem atendimento presencial?

De acordo com o site da Prefeitura, não é possível solicitar segunda via nas agências do BH Resolve. Para pedir uma segunda via, é preciso solicitar presencialmente em uma das agências do Correios de Belo Horizonte.

Eles não especificam sobre os atendimentos na prefeitura, caso queira verificar, segue o endereço Subsecretaria da Receita Municipal (SUREM):

  • Rua Espírito Santo, 605
  • Centro – Belo Horizonte – Minas Gerais
  • CEP 30180-001

Não esqueça de levar documento pessoal, para comprovar que é o titular do IPTU que vai solicitar.