Como fazer para tirar segunda via do diploma de graduação? Se perdeu ou então seu diploma universitário foi extraviado, conseguir uma segunda via pode custar caro e ainda dar um pouquinho de dor de cabeça. Mesmo assim, na maioria dos casos, dá para resolver o problema.
O que é necessário para tirar segunda via do diploma de graduação?
O primeiro passo é procurar a instituição de ensino que emitiu o diploma. Cada uma delas vai apresentar um processo diferente para a emissão da segunda via do diploma de graduação.
Tente entrar em contato com o departamento responsável pelo registro acadêmico, mediante telefone, WhatsApp ou e-mail. Não deixe também de verificar o site da instituição, pois algumas inclusive disponibilizam um formulário específico para estas solicitações.
Reúna os documentos necessários
Para conseguir a segunda via do diploma de graduação, terá que reunir alguns documentos essenciais, tais como:
- Documento de identidade oficial;
- CPF;
- Registro de extravio do diploma, se for o caso;
- Boletim de ocorrência, em caso de furto, se for o caso;
- Formulário ou declaração solicitando a emissão da segunda via do diploma;
- Comprovante de pagamento da taxa para emissão da segunda via.
Dependendo da instituição, outros documentos também poderão ser solicitados.
É preciso comparecer pessoalmente para solicitar a segunda via do diploma de graduação?
Geralmente sim. O interessado deve ir até a sede da instituição para fazer a entrega dos documentos e o pedido da segunda via. Caso não resida mais perto da instituição, pode tentar um contato para saber se existe a possibilidade de realizar o processo de forma online e receber o diploma pelos Correios. Mas, grande parte das faculdades não adota este processo.
Qual o prazo para emissão?
O prazo mínimo para emissão da segunda via do diploma é de 30 dias a partir da solicitação. Mas em alguns casos, poderá levar mais tempo.
Como fazer para tirar segunda via do diploma de graduação de uma faculdade que já fechou?
Nestes casos, o interessado deve procurar para onde o acerto daquela instituição foi transferido. Estas informações podem ser obtidas no MEC ou então na Secretaria de Estado de Educação do seu município.
Portanto, para solicitar a segunda via do diploma de graduação é preciso, primeiramente, entrar em contato com a instituição de ensino para obter todas a informação necessária sobre documentação necessária e taxas que devem ser pagas. Ao receber a segunda via do seu documento, não se esqueça de fazer o registro no órgão competente. Este registro é necessário para garantir a validade legal do documento e comprovar a sua formação.