Como tirar segunda via da Carteira de Vacinação

Como tirar segunda via da Carteira de Vacinação. A Carteira de Vacinação é um documento crucial que registra todas as vacinas que você recebeu. Além de permitir o controle das imunizações necessárias, ela também tem um papel vital na prevenção de doenças. Perdê-la significa perder um registro essencial da sua saúde.

Como fazer para tirar segunda via da Carteira de Vacinação

Neste post, vamos trazer algumas instruções para qualquer usuário que desejar emitir o documento, saber como proceder.

Como tirar segunda via da Carteira de Vacinação

Procure a unidade de saúde onde tomou suas vacinas

O primeiro passo para obter a segunda via é entrar em contato com a unidade de saúde onde as vacinas foram aplicadas. Dependendo de onde você recebeu as vacinas, pode ser uma clínica local, um centro de saúde ou um hospital. Informe-os sobre a perda do seu documento e pergunte sobre o procedimento para solicitar uma segunda via.

Solicite a segunda via dos registros

Em muitas situações, as unidades de saúde mantêm um registro de todas as vacinas aplicadas. Se for esse o caso, eles poderão consultar os registros e reemitir sua Carteira de Vacinação. No entanto, a disponibilidade desses registros pode variar, então é importante ter paciência e persistência nesse processo, principalmente nos locais onde os registros não foram digitalizados.

Faça uma consulta médica

Se a unidade de saúde não puder fornecer uma segunda via ou se você não lembrar onde as vacinas foram aplicadas, marque uma consulta com um médico. Com base na sua idade e no calendário nacional de vacinação, o médico poderá indicar as vacinas indicadas para sua faixa etária e assim fazer um reforço em um posto de saúde.

Use o ConecteSUS

Várias vacinas já contam com os registros no ConecteSUS. É possível acessar o portal e ver quais doses já constam no sistema. Desta forma, é possível consultar as vacinas tomadas por cada um.

Perder a Carteira de Vacinação pode gerar alguns transtornos, mas é um problema solucionável. Siga as dicas passadas neste post que você será capaz de obter uma segunda via do seu documento e manter o controle de suas imunizações. Lembre-se de que cuidar da sua saúde inclui cuidar da sua Carteira de Vacinação. Mantenha-a segura, atualizada e sempre à mão!