Empresas sempre buscam pela modernidade em seus negócios, bem como por novas tecnologias que podem contribuir para um bom funcionamento do mesmo. A exemplo, temos grandes empresas, como é o caso do 777 Bet bitcoin cassino.
Claro que alguns setores costumam ficar para trás na evolução tecnológica e acabam não desenvolvendo muitos recursos, como é o caso da educação. Eventualmente, no entanto, esses meios precisam ir atrás do prejuízo e buscar por meios de atingir o público da melhor forma possível. Com isso, o desenvolvimento do GTE surge como uma solução para os problemas e representando a evolução da educação por meio da tecnologia.
O que é GTE?
O GTE representa o que há de melhor para a educação, reunindo modernidade e tecnologia em prol de bons resultados e melhorias no ensino. Seu significado literal é Gestão de Tecnologia em Educação ou Gerência de Tecnologia Escolar. Com o passar dos anos a tecnologia evoluiu muito, apresentando recursos únicos e de grande utilidade para todos. Com isso, surgiu a necessidade de evoluir o meio educacional, principalmente por esse ser um dos setores mais atingidos pela tecnologia, mas que menos adere a ela.
Desde o começo do uso de tecnologias em salas de aula, no entanto, as pessoas passaram a aderir fortemente a elas. Isso contribui para um avanço na educação ao redor do mundo. Essa educação também não se limita a salas de aula, conseguindo ir para além delas e contribuindo para uma melhor gestão escolar em geral. Há uma grande evolução por parte dos métodos de ensino com a gestão correta das tecnologias presentes e inserção delas no dia a dia dos estudantes.
Atribuições do GTE
I – Formar professores para contribuírem multiplicando e somando ao projeto onde ele for implementado;
II – Possibilitar o ingresso no mercado de trabalho na área de tecnologia informatizada para estudantes da rede pública municipal por meio de atividades cotidianas;
III –Criar um vínculo e parceria com empresas e indústrias que atuam no ramo tecnológico para conseguir um apoio na área para trabalhar com os estudantes e estruturar o ambiente;
IV – Diminuir a desigualdade e exclusão social e digital;
V – Oferecer um suporte adequado e capacitado tanto na parte de hardware quanto de software às escolas municipais e aos demais órgãos do sistema municipal de educação;
VI – Contribuir para e executar a formação de professores capacitando-os para atuar no ramo tecnológico e entender o mínimo necessário para apresentar certos conteúdos em sala de aula de forma correta e didática, além de adequar os recursos pedagógicos da escola, tornando-os mais tecnológicos e, ao mesmo tempo, acessíveis;
VII – Monitorar e supervisionar atividades executadas dentro do meio escolar, garantindo o cumprimento das atribuições acima e confirmando o permanente uso dessas tecnologias dentro de sala de aula e no meio escolar em geral;
Serviços oferecidos
Os serviços oferecidos irão depender da empresa de GTE responsável por equipar e formar os profissionais da escola onde você está atuando. Porém, existem alguns serviços que são considerados padronizados, assim fica mais fácil de identificá-los e se preparar com antecedência pro que estiver por vir.
- Formação continuada em rede;
- Oficinas em serviço;
- Suporte técnico e pedagógico;
- Análise de plataformas e recursos digitais educacionais que podem ser adquiridos;
- Formação pontual e continuada para corpo docente e funcionários da instituição de ensino;
- Elaboração de projetos relacionados as TDICs na educação a serem implementados pela secretaria municipal de educação;
Além disso, existem alguns serviços que não são diretamente ofertados pela empresa responsável, mas podem ser encontrados no dia a dia como vantagens da implementação da GTE. Um exemplo é o controle financeiro da instituição, que fica muito mais simples, uma vez que agora você fará uso de tecnologias modernas para tentar compreender e moderniza o funcionamento institucional. Outra possibilidade é o acompanhamento automático e rápido de dados cadastrais e situação de estudantes em diferentes contextos.
Impactos do GTE na indústria
Empresas de soluções e tecnologia se encontram cada vez mais em meio a possibilidade de GTE que tem surgido em diversas instituições de ensino ao redor do Brasil e do mundo. Tecnologias, recursos e sistemas que antes só faziam sentido em um ambiente específico, agora ganham novas perspectivas e solucionam problemas totalmente diferentes, impactando a vida das pessoas de maneira distinta e única.
O GTE surge como uma opção para conseguir desenvolver um sistema educacional inclusivo, acessível e tecnológico. Isso contribui tanto para a formação dos estudantes, em meio a algo com o qual eles se identificam tanto, quanto para a gestão escolar, que é deveras facilitada após essa implementação ser realizada.
Essa tecnologia é uma nova forma de gerir escolas e também contribui para a economia do país, o que acontece devido ao grande lucro que empresas e indústrias formam por meio da GTE. Sem dúvidas, contribui para uma movimentação financeira significativa.
Quem participa ativamente do GTE
Diversas empresas podem participar da GTE de maneira ativa, basta oferecerem serviços tecnológicos e inovadores que têm potencial de contribuir para a educação do país, melhorando-a e oferecendo recursos que facilitarão no dia a dia dentro de instituições de ensino brasileiras.
Startups de diversos portes são convidadas constantemente para participar desses sistemas e contribuir para o desenvolvimento escolar. Em geral, é exigida uma renda mínima e um tempo de atuação no mercado comprovada para ser chamada como uma alternativa de GTE.
GTE: Temas relevantes
Existem diversos temas que são tratados em meio a GTEs. Cada um deles possui sua própria importância, inclusive, nem todos são ofertados por diversas opções de empresas, havendo, às vezes, a necessidade de firmar parceria com mais de uma empresa.
- Códigos abertos e fechados;
- Realidade virtual;
- Blockchain;
- Segurança;
- Conectividade;
- Simuladores;
- Jogos;
- Inteligência virtual;
- Videoaulas;
- Podcasts;
- Aprendizado de máquinas;
- Assistentes virtuais.