O Título de Eleitor é um documento para qual o brasileiro não dá muito valor. Mesmo assim, quando você menos espera, acaba precisando do tal documento e não tem. Mas, não precisa se desesperar! Tirar segunda via do Título de Eleitor não é um bicho de sete cabeças nem custa nada. E muito simples e nós ensinamos o que você deve fazer nas próximas linhas.
Procedimento para tirar segunda via do Título de Eleitor
O procedimento para tirar segunda via do Título de Eleitor é muito simples. O cidadão precisa comparecer ao Cartório Eleitoral onde está registrado portando um documento de identidade. O documento de identidade pode ser o RG, Carteira de Trabalho, Carteira de Motorista, carteira funcional válida no território nacional, passaporte.
Para saber o endereço do seu Cartório Eleitoral, acesse este link, escolha o seu estado e procure pela sua Zona Eleitoral para saber onde você deve comparecer.
A segunda via do Título de Eleitor será emitida no ato da solicitação e o cidadão não precisa pagar nenhum valor para receber o seu documento.
Se você perdeu os dados eleitorais, veja como descobrir o número do seu Título de Eleitor pela internet.
Quem é obrigado a ter Título de Eleitor?
Todo cidadão brasileiro maior de 18 anos é obrigado a ter o documento e votar. Menores entre 16 e 17 anos, além de maiores de 70 anos não são obrigados a votar.
Vale ainda lembrar que quem não está em dia com as obrigações eleitorais não pode tirar passaporte (ou renovar), assumir cargos ou receber salários provenientes de cargos públicos, fazer ou renovar matrícula em instituições federais ou estaduais, solicitar empréstimos ou financiamentos em determinadas instituições ou ainda solicitar a Certidão de Quitação Eleitoral. Esta acaba sendo uma forma do Governo manter a obrigatoriedade do voto.
1 comentário em “Como tirar segunda via do Título de Eleitor”
Os comentários estão encerrado.