Como fazer para tirar segunda via do histórico escolar? Este é um documento importante para a continuação dos seus estudos em outra instituição ou ingressar em um curso superior, por exemplo. Mas, pode acontecer que, em casos de mudanças ou situações que fogem ao nosso controle, o documento acabe extraviado.
O que é necessário fazer para tirar segunda via do histórico escolar?
Sendo assim, para emitir a segunda via do documento, talvez precise fazer os seguintes procedimentos:
Procure a instituição onde estudou para requerer o documento
A segunda via do histórico escolar só pode ser emitida pela instituição onde o interessado estudou. Desta forma, vá pessoalmente até o local para saber qual a documentação necessária para emitir o documento.
Apresente a documentação, faça o requerimento e pague o valor da taxa
Geralmente, os documentos necessários para solicitar a segunda via do documento são:
- Identidade e CPF do requerente;
- Formulário de requisição do documento;
- Pagamento da taxa para emissão da segunda via.
Dependendo da instituição, outros documentos podem ser solicitados.
Após a solicitação, o prazo para ter o documento em mãos costuma ser de 30 dias úteis. Portanto, se precisa do histórico escolar com urgência, o ideal é fazer o seu pedido quanto antes.
Não moro mais próximo do colégio onde estudei, como fazer para solicitar segunda via?
Neste caso, é preciso entrar em contato com a instituição de ensino para se informar e saber se ela emitirá o documento via Correios ou outro serviço de transporte de documentos.
A escola onde estudei fechou? Como eu faço para tirar segunda via do histórico escolar?
Quando a instituição de ensino fecha, pode ocorrer um pouco mais de dificuldade para conseguir tirar segunda via do histórico escolar. Neste caso, será necessário entrar em contato com a Secretaria Estadual de Educação do estado onde ficava a escola e pedir a orientação necessária para a emissão do documento.
Portanto, caso precise tirar segunda via do histórico escolar para um trabalho ou então fazer matrícula em faculdades, ou cursos, será preciso procurar a instituição de ensino que emitiu o documento e fazer a solicitação pessoalmente. Mas, já tenha em mente que este processo pode ser demorado e o ideal é solicitá-lo assim que der a falta do documento original.