Como tirar segunda via do IPTU de Jacarezinho

Como tirar segunda via do IPTU de Jacarezinho? O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é um tributo municipal cobrado todos os anos dos proprietários de imóveis. O principal objetivo deste imposto é trazer recursos para o município e assim custear coletas de lixo, serviços públicos, segurança, serviços educacionais e muitos outros.

Como fazer para tirar segunda via do IPTU de Jacarezinho

No exemplo de hoje, vamos informar como você pode fazer para tirar segunda via do IPTU do município de Jacarezinho, cidade que fica no norte do Estado do Paraná.

Caso tenha disponibilidade, o cidadão pode se dirigir pessoalmente até a sede da Secretara de Fazenda do município e fazer a solicitação das guias do IPTU. Porém, o serviço também já se encontra disponível pela internet. Basta fazer o seguinte:

  • Acesse o site da Prefeitura Municipal de Jacarezinho;
  • Na barra laterial direita do site, procure pelo campo IPTU e clique no botão;
  • Você pode fazer a consulta do imóvel utilizando o CPF, Inscrição Imobiliária ou o Cadastro Imobiliário;
  • Digite o número e em seguida clique no botão “Consultar” ;
  • O documento fica disponível em seguida. Se preferir, através desta página, você pode acessar diretamente o campo para consulta do IPTU.
Como tirar segunda via do IPTU de Jacarezinho

Valor é calculado pela Prefeitura da cidade

O valor do IPTU é determinado pela Prefeitura. O órgão leva em consideração as características do imóvel, como a localização, área construída, valor venal, dentre outros fatores estabelecidos pela legislação. Caso não concorde com o valor, entre em contato com a Secretaria de Fazenda e solicite a revisão.

Também vale lembrar que o IPTU é uma obrigação do proprietário do imóvel, independentemente do imóvel estar em uso para residência própria, aluguel ou mesmo estando desocupado. Caso não ocorra pagamento do imposto, podem ocorrer incidência de juros, inscrição na dívida ativa e ainda resultar na perda do imóvel.

O ideal é sempre verificar se o seu município oferece descontos para pagamentos à vista. Em caso de atraso no pagamento, também é possível negociar com a Secretaria de Fazenda para conseguir descontos e pagar as parcelas.

Por fim, não custa lembrar que caso conste algum débito no IPTU, o proprietário também encontra dificuldades para vender o imóvel até que os pagamentos estejam em dia. Além de contribuir para a melhoria da sua cidade, este é mais um motivo que justifica o seu pagamento.