Como tirar segunda via do IPTU de Nossa Senhora do Socorro

Como tirar segunda via do IPTU de Nossa Senhora do Socorro. Se você é proprietário de um imóvel localizado nesta cidade, provavelmente precisa recolher o Imposto Predial e Territorial Urbano, conhecido popularmente como IPTU.

Este imposto é muito importante, pois é através dele que a Prefeitura local consegue arcar com diversas despesas do município, sejam elas de caráter de segurança, da educação, do funcionalismo público, da saúde, dentre outros.

Como fazer para tirar segunda via do IPTU de Nossa Senhora do Socorro

Como fazer para tirar segunda via do IPTU de Nossa Senhora do Socorro

Infelizmente, nós não conseguimos localizar nenhuma informação sobre como tirar segunda via do IPTU de Nossa Senhora do Socorro de forma online. Desta forma, os interessados precisarão comparecer pessoalmente até a Sede da Secretaria de Fazenda do Município e fazer a solicitação. A sede da Secretaria de Fazenda fica no seguinte endereço:

Rua Antonio Valadão, S/Nº – Nossa Senhora do Socorro
Centro Administrativo José do Prado Franco
Horário de Atendimento: 08h às 14h

O que acontece com os proprietários que não realizarem o recolhimento do IPTU?

Como informamos no início desta matéria, manter o IPTU em dia é importante para manter as contas do município também em dia. Caso o contribuinte fique em atraso com suas obrigações, poderá ocorrer o seguinte:

  • Multas e juros: Assim que o prazo para o pagamento do IPTU expira, a dívida começa a acumular multas e juros. A taxa de juros varia de acordo com cada município, mas geralmente existe a cobrança de um percentual sobre o valor do imposto a cada mês de atraso;
  • Inscrição em dívida ativa: Se o pagamento do IPTU continuar em atraso por muito tempo, a prefeitura pode inscrever o débito na dívida ativa. Isso significa que a cobrança da dívida é transferida da prefeitura para a Procuradoria Geral do Município, o que pode acarretar uma série de problemas para o proprietário do imóvel, como a impossibilidade de vender o imóvel enquanto a dívida não estiver quitada;
  • Ajuizamento de execução fiscal: Após a inscrição em dívida ativa, o município pode ingressar com uma ação de execução fiscal contra o proprietário do imóvel. Isso pode resultar na penhora de bens do devedor para garantir o pagamento da dívida;
  • Leilão do imóvel: Em último caso, se a dívida não for quitada e os bens penhorados não forem suficientes para cobrir o valor da dívida, o município pode levar o imóvel a leilão para pagar o IPTU devido.

Por isso, é importante solicitar a segunda via do IPTU de Nossa Senhora do Socorro sempre que não receber o carnê de pagamento dentro da data previsa. Desta forma, você evita uma série de transtornos posteriores.