Como tirar segunda via do IPVA do Paraná. Os proprietários de veículos registrados no estado do Paraná devem ficar sempre atentos quanto ao IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotivos). O imposto é obrigatório, precisa de pagamento anual. Caso o proprietário fique inadimplente, além do risco de multa, também pode ter o veículo apreendido.
Como fazer para tirar segunda via do IPVA do Paraná
Neste post, trazemos as instruções de como você pode fazer para conseguir a segunda via do IPVA do Paraná. Vale lembrar que ao pagar o IPVA em atraso, o proprietário está sujeito a multa e juros, o que deixará a parcela com valor ainda mais alto.
Para emitir o IPVA do Paraná, siga os seguintes passos:
- Acesse o site da Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná;
- No campo que fica no lado direito da página, informe o número do Renavam;
- Logo em seguida, é possível visualizar uma página com as informações do proprietário do veículo e também as guias para pagamento do IPVA e qualquer outro débito que estiver pendente com a Secretaria.
Como fazer o pagamento do IPVA
Os proprietários podem realizar o pagamento nos bancos credenciados (Banco do Brasil, Bancoob, Rendimento, Santander, Itaú e Sicredi). Caso tenham em mãos o número do Renavam, poderá fazer o pagamento sem emitir a guia nos bancos credenciados, com exceção do Banco do Brasil. O Pix também já é uma forma de pagamento disponível para o imposto.
Desconto da Nota Paraná
Os proprietários que aderiram ao Nota Paraná, podem usar os créditos disponíveis no serviço para obter descontos no IPVA. O usuário deve ficar atento para informar a Fazenda sobre esta opção dentro do prazo. É importante ficar atento a data que o proprietário já receber as guias com o valor do crédito descontado. Em anos anteriores, o Nota Paraná já chegou a transferir créditos para mais de 100.000 veículos.