Como tirar segunda via do IPVA do Paraná

Como tirar segunda via do IPVA do Paraná. Os proprietários de veículos registrados no estado do Paraná devem ficar sempre atentos quanto ao IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotivos). O imposto é obrigatório, precisa de pagamento anual. Caso o proprietário fique inadimplente, além do risco de multa, também pode ter o veículo apreendido.

Como fazer para tirar segunda via do IPVA do Paraná

Neste post, trazemos as instruções de como você pode fazer para conseguir a segunda via do IPVA do Paraná. Vale lembrar que ao pagar o IPVA em atraso, o proprietário está sujeito a multa e juros, o que deixará a parcela com valor ainda mais alto.

Como tirar segunda via do IPVA do Paraná

Para emitir o IPVA do Paraná, siga os seguintes passos:

  1. Acesse o site da Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná;
  2. No campo que fica no lado direito da página, informe o número do Renavam;
  3. Logo em seguida, é possível visualizar uma página com as informações do proprietário do veículo e também as guias para pagamento do IPVA e qualquer outro débito que estiver pendente com a Secretaria.

Como fazer o pagamento do IPVA

Os proprietários podem realizar o pagamento nos bancos credenciados (Banco do Brasil, Bancoob, Rendimento, Santander, Itaú e Sicredi). Caso tenham em mãos o número do Renavam, poderá fazer o pagamento sem emitir a guia nos bancos credenciados, com exceção do Banco do Brasil. O Pix também já é uma forma de pagamento disponível para o imposto.

Desconto da Nota Paraná

Os proprietários que aderiram ao Nota Paraná, podem usar os créditos disponíveis no serviço para obter descontos no IPVA. O usuário deve ficar atento para informar a Fazenda sobre esta opção dentro do prazo. É importante ficar atento a data que o proprietário já receber as guias com o valor do crédito descontado. Em anos anteriores, o Nota Paraná já chegou a transferir créditos para mais de 100.000 veículos.