Como tirar segunda via do IPVA de São Paulo

Como tirar segunda via do IPVA de São Paulo. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma obrigação anual que incide sobre proprietários de veículos em todo o Brasil. Para a grande frota de veículos registrados no estado de São Paulo, o pagamento desse imposto é uma responsabilidade fundamental.

O não pagamento do IPVA pode resultar em penalidades, incluindo multas, juros e até a apreensão do veículo. No entanto, os proprietários de veículos muitas vezes enfrentam a necessidade de obter uma segunda via do boleto do IPVA, seja por extravio ou atraso no pagamento.

Como fazer para tirar segunda via do IPVA de São Paulo

Como tirar segunda via do IPVA de São Paulo

Neste post, trazemos instruções passo a passo para emitir a segunda via do IPVA em São Paulo, de forma simples e totalmente online.

Comece acessando o portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo. Para isso, abra um navegador de internet de sua escolha e digite www.fazenda.sp.gov.br na barra de endereços. Assim que o site estiver carregado, localize e clique na opção “IPVA”. Geralmente esta opção fica na coluna da direita. Este é o seu primeiro passo no processo de emissão da segunda via do IPVA.

Forneça as informações do veículo

Na página que se abre, será solicitado que você insira o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) do veículo. Este número é essencial para acessar os detalhes específicos do seu veículo. O número do Renavam é exclusivo para cada veículo e pode ser encontrado no documento do veículo, comumente conhecido como CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).

Depois de inserir o número do Renavam, você precisará selecionar o “Ano de Exercício”, que é o ano fiscal para o qual você está solicitando a segunda via do IPVA. Geralmente, o ano de exercício é o ano atual, mas em casos de atraso de pagamento, também pode ser um ano anterior. Depois de selecionar o ano apropriado, clique em “Consultar” para prosseguir.

A próxima página que será carregada após a consulta exibirá informações sobre o IPVA do seu veículo para o ano de exercício selecionado. Isso inclui o valor total do imposto, a divisão deste valor em parcelas (se aplicável), as datas de vencimento de cada parcela, e claro, a opção para emitir a segunda via do boleto de pagamento.

Para emitir a segunda via do IPVA de São Paulo:

Para emitir a segunda via do boleto, localize e clique na opção correspondente na página. Desta forma, o sistema gerará automaticamente uma nova via do boleto de pagamento do IPVA. Este boleto pode ser impresso para pagamento em uma agência bancária ou casa lotérica, ou ainda, se você preferir, pode usar o código de barras para fazer o pagamento online, através do internet banking ou aplicativo do seu banco.

Ao proceder com o pagamento do IPVA, é essencial saber que o valor do imposto é baseado no valor venal do veículo, um valor estimado que o mercado atribui ao veículo. No estado de São Paulo, esse valor é determinado com base na tabela da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

O não pagamento do IPVA pode acarretar consequências indesejadas, como multas, juros por atraso e até mesmo a apreensão do veículo. Portanto, é de suma importância garantir o pagamento do imposto até a data de vencimento.

Se você encontrar qualquer problema ao tentar emitir a segunda via do IPVA, ou se tiver outras questões relacionadas ao pagamento do imposto, é altamente recomendável entrar em contato diretamente com a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo.