Se você perdeu o seu documento ou então ele não possui mais páginas para registros e precisa tirar segunda via da Carteira de Trabalho fique tranquilo. Apesar de tomar um pouco de tempo, a emissão de uma nova carteira é um procedimento bem simples.
A Carteira de Trabalho e Previdência Social, popularmente conhecida como CTPS é um documento essencial para todos os trabalhadores brasileiros. É neste documento que ficam registrados os contratos de trabalho, alterações de salário, ou seja, toda a vida profissional de um trabalhador fica relatada neste documento.
Documentos necessários como tirar segunda via da carteira de trabalho
É possível tirar a segunda via da carteira de trabalho nas seguintes situações:
- Caso todas as folhas estejam preenchidas com dados de contrato de trablho
- Caso você tenha perdido a mesma
- Em caso de roubo/assalto
O interessado em tirar segunda via da carteira de trabalho deve procurar as Delegacias Regionais do Trabalho na sua cidade. Em cidades como o Rio de Janeiro ou São Paulo também existem postos conhecidos como “Poupa Tempo”. Procure sempre a Prefeitura da sua cidade para saber os endereços dos postos que fornecem a segunda via de documentos.
Em alguns casos, é necessário agendamento prévio para atendimento.
Documentos necessários para tirar segunda via da Carteira de Trabalho
- Foto 3×4 recente
- Documento de identidade oficial com foto
- CPF
- Comprovante de residência (Veja o que pode ser usado como comprovante de residência)
- Número do PIS (Caso não tenha, verifique na Caixa Econômica Federal)
- Certidão de Casamento (Caso o solicitante seja casado)
- Certidão de Óbito (Caso o solicitante seja viúvo)
- Boletim de ocorrência ou declaração de próprio punho com firma reconhecida em cartório caso a segunda via esteja sendo solicitada por conta de furto/roubo. Neste documento deve constar o número da carteira de trabalho que foi furtada.
Como comprovar o número da carteira de trabalho anterior?
O número da CTPS anterior pode ser comprovado da seguinte maneira:
- Cópia da ficha de registro do empregado com carimbo contendo o CNPJ da empresa
- Extrato do PIS/PASEP
- Extrato do FGTS
- Guia marrom do requerimento do seguro desemprego
- Termo de rescisão do contrato de trabalho, que esteja homologado pelo Ministério do Trabalho e Emprego ou então pelo Ministério Público, Defensoria Pública ou Sindicato de Classe.
Como recuperar o histórico em caso de perda ou furto da carteira de trabalho?
Para tentar recuperar o seu histórico de trabalho, o interessado deve procurar seus empregadores anteriores e solicitar o registro de suas experiências prévias. Se for uma empresa que não opera mais, resta verificar junto a Superintendência Regional do Trabalho se é possível recuperar o histórico lançado no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) ou então na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).
Nos últimos anos foram feitas mudanças no documento. Atualmente a carteira de trabalho é emitida através de um sistema eletrônico e informatizado que permite que todos os dados dos trabalhadores sejam armazenados em um banco de dados nacional. Desta forma, evitam-se os registros em duplicidade e garantem maior segurança no armazenamento dos dados do trabalhador.
1 comentário em “Como tirar segunda via da Carteira de Trabalho”
Os comentários estão encerrado.