Como tirar segunda via do Atestado de Óbito

Como tirar segunda vida do Atestado de Óbito? Quando se perde um ente querido, é essencial lidar com uma série de questões burocráticas, incluindo a obtenção de documentos oficiais, como o atestado de óbito. No entanto, pode haver situações em que seja necessário solicitar a segunda via deste documento. Saiba como proceder para obter a segunda via do seu documento em caso de extravio.

Como fazer para tirar segunda via do atestado de óbito

O atestado de óbito é um documento essencial para formalizar legalmente a morte de uma pessoa. Ele é emitido por um médico e traz a data de falecimento, a causa, o horário e outros detalhes relevantes. Sua apresentação é necessária para procedimentos como o registro de óbito e realização do funeral.

Caso o documento original tenha sido extraviado ou necessite de múltiplas cópias para diferentes finalidades legais, veja como proceder para tirar segunda via do atestado de óbito:

  1. Dirija-se até o cartório onde foi feito o registro de óbito da pessoa em questão;
  2. Efetue o pagamento da taxa cobrada pelo cartório, informe os dados do falecido no qual deseja solicitar a segunda via e faça a solicitação;
  3. Aguarde a emissão da segunda via do documento.
Como tirar segunda via do atestado de óbito

É provável que o solicitante precise apresentar um documento de identidade ao fazer a solicitação. Nesta página é possível ter uma ideia do valor da taxa para emissão de segunda via.

Não moro próximo ao cartório onde ocorreu a emissão do atestado original, como proceder neste caso?

Caso não more próximo ao cartório onde ocorreu a emissão da certidão original, o que o interessado pode fazer é tentar contato com o cartório e solicitar instruções para saber como receber o documento pelos Correios. Por muito tempo, foi possível contar com o serviço do Cartório 24 Horas, mas ao verificarmos, vimos que o site não está mais no ar.

Desta forma, a única recomendação que podemos dar é justamente para entrar em contato por e-mail, WhatsApp ou telefone com o cartório e solicitar mais informações.

A segunda via do atestado de óbito é entregue no mesmo dia?

Depende. Alguns cartórios conseguem fazer a busca e entregar o documento no mesmo dia. Já outros, precisam de alguns dias para liberar o documento.