Como mudar o nome da conta de luz

Como mudar o nome da conta de luz? Geralmente quando compramos ou alugamos um imóvel, temos que cumprir uma burocracia chata. Uma delas é justamente trocar o nome na conta de luz. Muita gente pensa que isto não é importante e acaba deixando pra lá. Só que não é bem assim! É sempre bom manter os dados do responsável pelo pagamento da conta atualizados, uma vez que você não quer acabar sendo o responsável por assumir débitos que não são seus.

Procedimento para mudar o nome da conta de luz

Tem duas maneiras de trocar o nome da conta de luz.

Uma é comparecendo em uma agência de atendimento da empresa fornecedora de energia elétrica da sua cidade. Não importa qual seja, Enel, Light, Copel, Cemig, Eletropaulo ou outra qualquer, eles sempre têm atendimento para este serviço direto na agência.



É importante levar todos os documentos especificados no terceiro tópico. Os documentos são os mesmos para todas empresas.

Como mudar o nome da conta de luz
Procedimento para mudar o nome da conta de luz

A outra maneira de trocar o nome é online direto na agência virtual (quando estiver disponível) ou por formulário online ou email. Não são todas empresas que possuem a troca de titularidade pela internet, mas algumas já permitem esta alteração sem precisar comparecer na agência física. Você vai precisar enviar fotos ou o arquivo dos seus documentos.

Abaixo especificamos algumas das empresas que têm mudança de nome pela internet, a lista está em ordem alfabética:

Documentos necessários para mudar o nome da conta de luz

Os documentos necessários para mudar o nome da conta de luz para pessoa física basicamente são os seguintes:

  • Documento de identidade reconhecido em território nacional;
  • CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);
  • Contrato de aluguel ou escritura de compra e venda do imóvel.

Caso o responsável anterior pelo pagamento da conta de luz tenha falecido, será necessário apresentar a certidão de óbito.

Documentos necessários para pessoa jurídica:

  • CNPJ;
  • Inscrição Estadual ou Municipal;
  • Contrato de aluguel ou escritura de compra e venda do imóvel.

Para mudar o nome da conta de luz diretamente nas agências de atendimento, o interessado deve levar cópias simples dos documentos que ficarão arquivadas no local. Para quem solicitar a mudança de nome online, deverá digitalizar todos os documentos antes de preencher a solicitação.

Terei que pagar dívida de inquilinos anteriores?

Geralmente a empresa cobra qualquer dívida passada da pessoa que era responsável por tal. Ou seja, se você alugou um apartamento hoje e fez a mudança de nome hoje, deverá ser responsável por cobranças de luz gerada somente a partir de hoje. O débito que estiver em aberto ficam no nome da pessoa anterior para pagar, mas se ela não pagar corre o risco de cortarem a luz, portanto fique em cima da pessoa para pagar o mais rápido possível.

14 Comentários


  1. Quero mudar o nome da minha conta de luz está no nome do meu esposo e transferir para meu como devo fazer pela internet obgda

    Responder

    1. Izilda, tem que ver se a concessionária da sua cidade faz esta alteração via internet, se não fizer, você terá que entrar em contato com a Central de Atendimento.

      Responder

      1. Olá Iranilde
        Tem que ir na agência da prestadora levando a escritura da casa provando que você é a nova dona do imóvel. Eles irão fazer a modificação na hora para seu nome.
        Abs

        Responder









Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.